NOVIDADES

Bate a porta – FESTA DO NÚCLEO DE ESTUDANTES AFRICANOS DO INSTITUTUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA (NEA-ISA), já esta sexta feira a partir das 23horas,... como é de costume trazemos aquele ambiente estudantil que todos tem saudades, boa convivência, rever amigos(as), tomar um “beer” e principalmente aquela boa musica. VELHOS TEMPOS! Aaaiiii k saudade...!

É NA TAPADA DE AJUDA que tudo acontece – perto de Calvário – ISA. Nem mais EU VOU ESTAR LA de certeza, levo um amigo ,,...,

Transporte; 720, 738, 24, E15, E18

FESTA ISA AFRO NIGHT 2012

MAPA de Calvário até ISA

MAPA de Calvário até ISA

NEAISA - Breve história

Para quem não conhece o NEA-ISA, deixo aqui em resumo uma breve história do núcleo. Em 1998 um grupo de alunos africanos e brasileiros tomaram a iniciativa de criar o Núcleo de Estudantes Africanos do Instituto Superior de Agronomia (NEA-ISA). O NEA-ISA resulta de uma reflexão feita sobre as condições que os estudantes africanos que se encontravam longe do seu país de origem, as dificuldades que se sentiam, principalmente, de integração.

O NEA-ISA entre outros objectivos: representar os estudantes africanos e de ascendência africana do ISA, bem como promover acções que visem o enquadramento pós formação nos países de origem. Propõe-se organizar e realizar debates, conferências, jornadas, no sentido de aprofundar os conhecimentos e despertar para assuntos africanos e da lusofonia, assim desenvolver actividades de índole cultural, desportiva e recreativa.



Loading...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

HOMENGEM À MULHER




No dia 18 de Março de 2011, foi realizado pelo NEAISA uma serie de actividades no Instituto Superior de Agronomia (Salão Nobre), no âmbito de HOMENAGEM Á MULHER.
 Começou por volta das 10 horas e 30 minutos, com a exposição onde apresentava vários objectos culturais africanas, desde escultura, literatura, bijutarias, pinturas, posters, fotografias, trajes típicos das mulheres africanas, ... entre outros que podemos contemplar nas imagens expostas... 
                   EXPOSIÇÃO






   
                             
TERTÚLIA (Aspectos Socioculturais)
A Tertúlia (Aspectos socioculturais), teve a abertura com a com á apresentação do Livro de poesia “ ENEIDA NELLY suKutam...” pela jovem poeta e escritora Eneida Nelly.  
 A jovem poeta caboverdiana apresentou o seu livro escrito na sua língua materna "crioulo",     
declamou algumas das suas poemas, e foi notável a forma como as pessoas prestaram a atenção e deixaram se tocar pela intensidade e profundidade das poesias de Eneida que mereceu aplausos e aplausos...
   A jovem poeta ficou muito feliz quando soube que também a ilustre declamadora Elsa De Noronha iria estar presente nesta actividade, mostrou a sua humildade e paixão pela poesia, dizendo que adora ouvir a declamadora.

A declamadora e poeta moçambicana Elsa De Noronha, que logo no inicio agradeceu o convite do NEAISA, dizendo que se sente feliz de estar presente e ver que os jovens estão a esforçar para dar de conhecer sobre a cultura africana... A declamadora conseguiu dar a vida a uma sala que estava em silêncio com sua forma activa e fascinante de declamar.

Mas como a actividade era no âmbito de Homenagem à mulher, a declamadora e poeta Elsa De Noronha deixou algumas ideias sobre a igualdade de género, mostrando que á mulher não esta e nem deve lutar, contra os homens mas sim lutar pelos direitos, que deviria ser iguais aos dos homens. Que nem a mulher, nem o homem, vive um sem o outro. E com esta complementaridade, o homem também deve pensar nos direitos das mulheres. (...).                                                                                                            

Desta vez com as vozes masculinas, os poetas & escritores Delmar Maia Gonçalves & Jorge Viegas, amplificaram e deslumbram a tarde com a declamação. (...)


(...)

Para encerrar a actividade teve no palco o grupo de dança "doces africanas" mostrando um pouco da dança africana e enaltecendo ainda mais o convívio que foi memorável.


Todo esse conjunto de actividades e essa rubrica não seria possível sem o apoio de entidades e algumas pessoas que nos tem acolhido e ajudado nesse projecto, e não podíamos deixar de expressar os nossos humildes e sinceros agradecimentos a todas essas pessoas e entidades, em especial a Associação de Estudante do Instituto Superior de Agronomia (AEISA).


Em breve acrescentarei mais dados sobre o evento, e algumas rectificações. Por: Responsável Cultural e Desportiva Rúben Moreira



2 comentários:

  1. Goste imenso do trabalho que vocês estão a desenvolver. Espero que continuem. Gostei do blog.
    Meus cumprimento

    Mário Lima

    ResponderEliminar