No dia 18 de Março de 2011, foi realizado pelo NEAISA uma serie de actividades no Instituto Superior de Agronomia (Salão Nobre), no âmbito de HOMENAGEM Á MULHER.
Começou por volta das 10 horas e 30 minutos, com a exposição onde apresentava vários objectos culturais africanas, desde
escultura, literatura, bijutarias, pinturas, posters, fotografias, trajes típicos das mulheres africanas, ... entre outros que podemos contemplar nas imagens expostas...
EXPOSIÇÃO
TERTÚLIA (Aspectos Socioculturais)
A Tertúlia (Aspectos socioculturais), teve a abertura com a com á apresentação do Livro de poesia “ ENEIDA NELLY suKutam...” pela jovem poeta e escritora Eneida Nelly.
A jovem poeta caboverdiana apresentou o seu livro escrito na sua língua materna "crioulo",
declamou algumas das suas poemas, e foi notável a forma como as pessoas prestaram a atenção e deixaram se tocar pela intensidade e profundidade das poesias de Eneida que mereceu aplausos e aplausos...
A jovem poeta ficou muito feliz quando soube que também a ilustre declamadora Elsa De Noronha iria estar presente nesta actividade, mostrou a sua humildade e paixão pela poesia, dizendo que adora ouvir a declamadora.
A declamadora e poeta moçambicana Elsa De Noronha, que logo no inicio agradeceu o convite do NEAISA, dizendo que se sente feliz de estar presente e ver que os jovens estão a esforçar para dar de conhecer sobre a cultura africana... A declamadora conseguiu dar a vida a uma sala que estava em silêncio com sua forma activa e fascinante de declamar.
Mas como a actividade era no âmbito de Homenagem à mulher, a declamadora e poeta Elsa De Noronha deixou algumas ideias sobre a igualdade de género, mostrando que á mulher não esta e nem deve lutar, contra os homens mas sim lutar pelos direitos, que deviria ser iguais aos dos homens. Que nem a mulher, nem o homem, vive um sem o outro. E com esta complementaridade, o homem também deve pensar nos direitos das mulheres. (...).
Desta vez com as vozes masculinas, os poetas & escritores Delmar Maia Gonçalves & Jorge Viegas, amplificaram e deslumbram a tarde com a declamação. (...)
(...)
Para encerrar a actividade teve no palco o grupo de dança "doces africanas" mostrando um pouco da dança africana e enaltecendo ainda mais o convívio que foi memorável.
Todo esse conjunto de actividades e essa rubrica não seria possível sem o apoio de entidades e algumas pessoas que nos tem acolhido e ajudado nesse projecto, e não podíamos deixar de expressar os nossos humildes e sinceros agradecimentos a todas essas pessoas e entidades, em especial a Associação de Estudante do Instituto Superior de Agronomia (AEISA).
Em breve acrescentarei mais dados sobre o evento, e algumas rectificações. Por: Responsável Cultural e Desportiva Rúben Moreira